Hermó

Espaço de reflexão Hermógenes de Castro & Mello

Deutsch Version hermo@hermo.com.br

Artigo nº 63 - 18/11/2022

Hm!

Onde se come bem nesta cidade? Sumpa é de longe “o” ponto gastronômico de toda América Latina, com perdões aos platinos-porteños e cidadãos da Cidade do México que ousam se arrogar similaridades; ou até superioridades.

Nada feito, aqui se come melhor.

Com suas críticas, por exemplo: a de não existir nenhum restaurante de boa comida brasileira. Não mesmo. Destes que nós ficaríamos doidos para ir, com filas e tudo. Não há. Mas, amálgama de origens que somos, temos a melhor comida italiana do hemisfério, seguida da japonesa, a francesa e a internacional (seja lá o que seja...).

Metido a cozinheiro amador, com alguns apreciadores, sou fã de lugares onde se saboreia boa comida, nesta cidade.

Vou citar e para aqueles que nada têm a fazer no fim-de-semana, bom divertimento, se lá forem.

Italiana: o novo micro-restaurante do Benny Novak na Rua da Consolação, Tappo; recomendo o vitelo com creme de atum de entrada e qualquer massa com o ragu. Imbatíveis. Na hora da conta, prepare-se, mas vale a pena.

Japonesa: Semba-Koyama, na Rua 13 de Maio no Bexiga. Pelo grande público oriental e pureza dos pratos, percebe-se: o melhor de Sumpa. Extraordinários sashimi de toro (aquele atum gordo que, de fato, derrete na boca), excelentes temaki, bons gioza. Peça recomendação à turma que serve, há sempre surpresas.

Francesa: La Casserole, no Largo do Arouche. Não é só pela culinária (os rins de vitelo, dizem, são ótimos; não sou grande fã dos míudos com cheiros), mas pela atmosfera. O conjunto é, realmente, dir-se-ia, parisiense. O patê da casa (do tipo patê de campanha ou patê campestre) é excelente e o galo-no-vinho dos melhores.

Espanhola: Don Curro, Rua Alves Guimarães, de fato é muito bom, apesar dos preços hiper-pornográficos. Plancha de mariscos imbatível, a paella muito decente, mas não de arrasar.

Alemã: nenhum presta, sem exceção. Uma vergonha, pelo tamanho da colônia e número de descendentes. Até o do Club Transatlântico, na Marginal Pinheiros pelo “lado dos ricos”, que diziam excepcional, desaponta.

Carne: Martin Fierro , não lembro a rua, na Vila Madalena. Excelente, à argentina. Só tomem cuidado com a senhora maitresse, de humor peculiar.

Rodízio: Fogão Gaúcho, na Marquês de São Vicente. Único deles pequeno, excelente picanha e o melhor serviço. Sem a barulheira de rodízio.

De hotel: nenhum, são todos ruins ou caríssimos. Não percam tempo.

Pizzaria: Cristal, tem em todo canto. Mas peça em casa. A única decente para ousar ir é a Graminhas, Vila Madalena, Rua Aspicuelta, com umas pizzas retangulares de arrasar; peçam a de javali defumado com mussarela. Com cerveja Norteña, combinação excelente.

Nordestina: lá em casa, imbatível.

Baiana: idem, mas tem um meio quebra-galho alternativo lá na Rua Fidalga, de nome Soteropolitano. Encareceu um bocado, mas as muquecas (moquecas?) são bem atraentes.

Frutos do mar: Amadeus na Rua Haddock Lobo, melhor entre os melhores do mundo. Até, se pedir, os mexilhões com vinho branco, à belga, fazem: com maionese, pão e batatas fritas. Excelentes ostras frescas de entrada, com gosto de mar.

Paisagem: restaurante do Yacht Club Santo Amaro, Rua Edison Régis. A feijoada é razoável, aos sábados.

Boteco: o bar do mesmo clube, com uma vantagem fenomenal sobre todos os demais: nunca enche e é super-aconchegante, com as melhores caipirinhas de São Paulo, sem arrancar o couro, como se diz.

Alternativo: Freddy, na Av. Portugal, melhor ajuste culinário “by appointment only” da Zona Sul, somente acertando antes dia-prato-e-hora (via e-mail em Freddy ).

Melhor hamburger: Hobby na Rua Cardoso de Almeida. Incomparável, mas abusivos.

Melhor cantina: a certeira e ligeira Lellis Trattoria na Rua Peixoto Gomide. A salada com torradas de pão italiano ao alho é inesquecível e as massas excelentes, copiosas.

Médio-oriental: Casa Garabed por Santana, em travessa da Rua Alfredo Pujol. Esfihas feitas com um esmero que é indescritivel, tão boas.

Buffet: Fasano Buffet na Rua Tabapuã, o único que salva a categoria, com magistralidade. Bom serviço, ambiente agradável e comida ótima. Se for convidado para evento por lá, não deixe de ir.

E por fim, já famosos no passado, Chinês: China Esmeralda na Rua Cândido Espinheira. O único de boa culinária, somente padrão, com perdões aos demais.

Em tempo, Vegetariano: tenham a santa paciência...

Bom apetite!

No Martin Fierro, a melhor carne. Cuidado com a "maitresse"...

Restaurantes de hotel são em média fracos. Os poucos bons são tão caros, que perdem a atratividade para nós mortais pagantes. Tornam-se preferidos dos "cavaleiros das despesas empresariais" ou "jantadores corporativos".

O maior pólo gastronômico da América Latina, profissionalíssimo. Com certeza há um local bom para comer, sempre.

Somente após "ajuste comida-dia-horário", o excepcional Freddy.

Sem dúvida a melhor paisagem de um restaurante na cidade de São Paulo, o "GoodTimes" no Yacht Club Santo Amaro.

Comentários

(envie um comentário)

Kiki - 28/05/2008 (00:05)

Estou vendo que a culinaria paulistana nao mudou tanto desde o comeco de inicio de 80. Que saudades do La Casserole, e tao reconfortante saber que ainda esta aberto com o mesmo nivel de cozinha. Acho que a primeira paella que comi foi em Dom Curro, eventualment degustei de originais, porem lembro que eles me serviram os palitinhos e trouxe o "soy sauce" a mesa. Descobrir o seu blog e principalmente este artigo me trouxe lembrancas boas e muitas saudades. Obrigada

Hermógenes - 15/05/2008 (08:05)

Em tempo: da lista é possível excluir o Fogão Gaúcho, na av. Marques de S. Vicente, Barra Funda. Recentemente fui lá, decepcionante. O bufê sortido mas feio, percebe-se a recondução dos artigos, dia após dia. Fundos de alcachofra azedos. A picanha ressecada, cheirando a gás (da churrasqueira), a costelinha de porco impossível de mastigar, dura. E o preço horrível, sem aperitivos, uma paulada brava, a comprar muitos quilos de carne na distante Ipiaú.

Hermó - 10/03/2008 (10:03)

Gabi, tem razão. Existem excelentes buffets que atendem a domicílio, mas como conjunto geral e serviço no local, o Fasano, com seu bonito salão, dos menos barulhentos, acho que faz bonito. Se dói no bolso, não sei. Não tenho lá pedigree para contratar Fasanos... nem nunca comi faisão.

Hermó - 10/03/2008 (10:03)

Casos excepcionais, imagino.Incomparável a qualidade, abusivos os preços. Acho que poderia, mas não tenho certeza. Nunca fui grande coisa na gramática.

Daniel - 09/03/2008 (13:03)

"Incomparável, mas abusivos." Incomparáveis, mas abusivos ou Incomparável, mas abusivo. Plural ou singular decida-se!

Gabi - 07/03/2008 (18:03)

Nada bem recebida a afirmação que o Fasano é o único buffet que salva a categoria. Retrate-se ou será condenado à contratá-los para o próximo evento no chateau Teixeira Bussius e aí verás quanto salgado pode sair um risoto!

Hermógenes - 07/03/2008 (16:03)

Tem razão, Christina, muito nostálgico e conservador. Ainda bem que não citei o "Belarmino" em Santana (desconfio que não existe mais) , o "Recreio Holandes" no Tremembé (virou padaria) e o adorável "Recreio Chácara Souza", na Rua Edgar Debieux. Mas juntei o que é possível aos, perdão, cristãos comuns. Ir ao "D.O.M" requer cartão Platinum e pedigree; ou paciência, "ver para ser visto". Comida (eu fui, que vergonha...) nada de excepcional. E cozinheiro com barba já dá nojo mesmo. "Figueira" (excelente lugar, dizem, para quem levar protetores de ouvido e seguro contra assalto posterior), a preços terríveis. "Terraço Itália", após o remake? Dizem bem fraquinho, excetuada a vista. "Jun Sakamoto", muito bom, mas quem já foi lá? É impossível. "Andrea Kauffmann" na Rua Mato Grosso, sei lá... não me convence o externo. Enfim, fui pelo possível.

- 07/03/2008 (16:03)

Carioca é foguete! Pô meu, Georgezinho, aqui é que as coisas acontecem. Aí só tem morro do Alemão (quem teria sido o incauto tedesco?) e mulher bonita...

cristina el kobbi - 07/03/2008 (15:03)

Senti uma enorme nostalgia nas indicações , concordo em dizer q panela velha faz comida boa mas muita coisa nova , bacana acontecendo ...... achei q poderíamos colocar o beirute do Frevinho afinal é onde tomo o melhor chopp . bjs e muita saudade

JORGE DOS SANTOS - 07/03/2008 (12:03)

A apresentação do Octavius Maximus me convenceu: jamais morarei em São Paulo.

Freddy - 07/03/2008 (08:03)

Grato pela indicação. Um dia chego mais longe, mas no mesmo porte, sem aumentá-lo espero vê-lo na quarta feira, apesar do trânsito que anda cada vez pior. Um dia estaremos no "caos urbano

Octavius Maximus - 07/03/2008 (08:03)

A CIDADE DE SÃO PAULO Estatística de 2007 População na cidade é de 10.434.252 milhões (3º maior cidade do Mundo). A cidade de São Paulo tem um território de 1.530 km2. A taxa de alfabetização está em 95,4% da população. O PIB da cidade de São Paulo é de US$ 76 bilhões. A Região Metropolitana possui PIB de US$ 147 bilhões. Restaurantes? São 10.000 na cidade! (Oficialmente a Capital Mundial da Gastronomia!) São mais de 70 shoppings (Maior número do Brasil). Os shoppings da cidade recebem mais de 30 milhões de pessoas/mês. Táxis? 30 mil (3ª maior frota da América Latina). São mais de 5.500 milhões de automóveis circulando em toda a cidade. O Metrô de SP transporta 2,5 milhões de pessoas por dia. A cidade conta com mais de 5.000 mil pizzarias. As pizzarias da cidade de São Paulo produzem cerca de 40 mil pizzas por hora - algumas delas dentre as melhores do mundo. São produzidos, aproximadamente, 16.800 sushis por hora na cidade. A cidade tem mais de 5.500 cruzamentos com semáforos. O Metrô da cidade tem hoje uma rede de 57,6km de extensão em 4 linhas. A cidade tem mais de 15.000 ônibus em operação em todas as regiões. Meio milhão de pessoas andam diariamente pela Rua 25 de Março. Cerca de 30.000 milionários vivem atualmente na cidade de São Paulo. 60% de todos milionários do Brasil, vivem na cidade de São Paulo. Na cidade são efetuados 10 compras por segundo via cartão de crédito/débito. Pela Avenida Paulista passam mais de 5.700 carros e 1.400 ônibus por hora em horários de pico. A cidade tem mais de 205 Hospitais (Municipais, Estaduais, Particulares e Federais). A cidade tem mais de 120 teatros e casas de show, 71 museus e 11 centros culturais. São Paulo é a maior realizadora de eventos da América Latina, com 70 mil eventos por ano. Das 170 grandes feiras realizadas no Brasil, 140 são feitas em São Paulo. São 42 ruas temáticas de comércio em toda a cidade. Na cidade são mais de 100 peças teatrais por semana, ou 4.800 peças por ano. A cidade tem em torno de 1.500 agências de bancos nacionais e internacionais. Aeroporto de Congonhas, Campo de Marte e Guarulhos têm mais de 380 mil pousos e decolagens. Aeroporto de Congonhas possui o maior número de pousos e decolagens do Brasil Aeroporto de Cumbica (Guarulhos-SP) é o maior da América Latina. No Aeroporto de Cumbica operam 39 companhias aéreas. A primeira rede de TV da América Latina foi inaugurada na cidade de São Paulo, a PRF-3 TV Tupi-Difusora inaugurada em setembro de 1950. A cidade de São Paulo é mais rica que Nova Zelândia, Irlanda, Chile, Venezuela e Peru. A cidade de São Paulo é considerada a Capital Mundial da Gastronomia ( Desde 1997 ). A primeira Faculdade de Direito do Brasil é paulistana, criada em 1827 no Largo São Francisco. São Paulo é a Capital Cultural da América Latina com a maior diversidade em manifestações culturais. O edifício do Banespa, construído em 1948, foi inspirado no Empire State, de Nova York. A Rua Oscar Freire é uma das 8 mais luxuosas do mundo de acordo com a "Mistery Shopping International". São Paulo é um dos maiores centros geradores de tendências em moda do mundo. A Serra da Cantareira, na zona norte, é considerada a maior Floresta Urbana Natural do Mundo. A cidade de São Paulo é o maior centro Médico-Hospitalar da América Latina. É possível até tomar banho de cachoeira no núcleo do "Engordador", na Serra da Cantareira. Na cidade, no bairro do Itaim, existe uma Oficina Mecânica especializada somente em Ferraris. A melhor Pizza do Mundo hoje é considerada a Pizza feita na cidade de São Paulo! São Paulo é a 3ª maior cidade italiana do mundo. São Paulo é a maior cidade japonesa fora do Japão. São Paulo é a maior cidade portuguesa fora de Portugal. São Paulo é a maior cidade espanhola fora da Espanha. São Paulo é a 3ª maior cidade libanesa fora da Líbano. E AINDA...38% das sedes das 100 maiores empresas privadas de capital nacional... 63 % das sedes de grupos internacionais instalados no país... As sedes de 16 dos 20 maiores bancos múltiplos, comerciais e Caixas Econômicas... As sedes de 6 das 10 maiores empresas de cartão de crédito... As sedes das 8 das 10 maiores corretoras de valores... As sedes de 5 das 10 maiores empresas de seguros... A Bovespa, a maior bolsa de valores do continente sul-americano... BM&F - Bolsa de Futuros e Opções de Commodities, sexta do mundo em volume de contratos negociados... 9 das 10 maiores editoras de revistas do país... 3 dos 5 principais jornais brasileiros... 7 das 10 maiores editoras de livros do país... 6 das 10 maiores empresas de equipamentos de informática... 6 das 10 maiores empresas de software... 7 das 10 maiores empresas de internet que atuam no país... A cidade de São Paulo é um dos 47 centros mundiais de inovação tecnológica, de acordo com o Pnud/ONU. Em São Paulo estão 98 das 200 maiores empresas de tecnologia do país, contra 26 no Rio de Janeiro, 9 em Belo Horizonte, 4 em Porto Alegre e 1 em Curitiba. Na cidade de Londres existem um pouco mais de 11.000 bares e restaurantes, e em São Paulo são mais de 38.000. Na cidade de Londres existem 20 mil táxis, e em São Paulo são mais de 30 mil.

Cornelia - 06/03/2008 (21:03)

E o Chez Connie, hein? Lá na Aracaju, com dependance em Busca-Vida! Filé com manteiga de ervas e batatas Rösti, arenque a moda da dona de casa, terrines e guloseimas mais?????

Hermó - 06/03/2008 (17:03)

Boa, gosto de lá. Mas seria no "comida internacional", imagino, com toques platinos. Não sei, difícil dizer. O Ici Bistro também é bom. La Brasserie, caríssimo e demorado, mas bom. Fasano, excelente, apesar da "pintade" meio emborrachada que tive o azar de comer. O Bacalhau, Vinho e Cia. na Barra Funda, bom e recomendável, porém ambiente horrível, tipo fábrica. O Antiquarius, quando as azeitonas não vêm em pires de cafezinho e o azeite "da rega" tão quente, que queima a língua (e a conta queima o bolso). Carlota, mais ou menos, meio inventados os troços, às vezes não tão deslumbrante. O Ca D´Oro, com os garçons meio apressados de São Paulo. Merecem menção, mesmo.

julia - 06/03/2008 (16:03)

e o La Frontera?

Thomas - 06/03/2008 (15:03)

Corrigido, mestre!

Daniel - 06/03/2008 (13:03)

Nada feito, aqui se "como" melhor. Se come melhor por favor se como fica decoroso e mata a gramática. O Martin Fierro (melhor carne) fica na rua Aspicuelta passo por ele todo santo dia.