Coup d´état a la bresilienne
Convenhamos, apesar do discurso da normalidade e constitucionalidade, haver alguma coisa de golpística nessa questão do impeachment, resolvida apenas pelo congresso e judiciário. (Em minúsculas mesmo, não valem seus membros o esforço de letras maiores). A proteger partidos de apoio e seus cargos.
Todavia somos assim por aqui. E sem originalidade: quando a Operação Mãos Limpas na Itália aproximou-se da classe política, o assunto se encerrou, como por mágica. Corrupção e influência por cargos voltou ao "normal". Eram intocáveis. Berlusconi foi a posterior prova que pouco havia mudado.
Como certamente Michel Temer saberá fazer esse retorno ao não-me-toques, com experiência, do alto de seus 75 anos. Ponto.
Mas observando foto sua com a jovem esposa e talvez first lady (42 anos mais nova) novamente grávida, me lembrei, maldosamente, de velha piada russa...
Com todo respeito que a classe dos caçadores e políticos merece, vamos a ela:
O velho caçador foi ao médico em Vladivostok e após exames minuciosos com nada ter sido encontrado, excetuadas as questões de praxe de um homem mais velho (tinha 92), o doutor perguntou:
-" Como anda a vida, Iury?"
-" Excelente doutor, até casei novamente. Com uma franguinha de apenas 25. Detalhe: ela está grávida! Vamos ter um bebê. O que me diz disso?".
O velho doutor olha para seu vetusto paciente e responde:
-" Iury, vou lhe contar uma história. Imagine que um caçador, muito velho, vai à floresta e encontra um enorme urso. Visualizado o alvo, levanta seu mosquete para atirar, quando percebe ser apenas o guarda-chuva, tendo esquecido a arma. Apesar de assustado, ouve um tiro. Certeiro. O urso tomba, aniquilado. O que conclui disso, Iury?"
O velho caçador responde com rapidez; -"Fácil doutor, foi outro que atirou!".
E o doutor, com um irônico sorriso completa.:
- "Exatamente isso, Iury. Foi outro que atirou..."