Foto do Hermógenes

Espaço de reflexão Hermógenes de Castro e Mello

Amigos são só importantes

Por Harald Wittmaack, de São Paulo

Em determinado momento eles entram sem pedir licença em nossas vidas. E ficam. Entram por uma razão que até então desconhecemos.

Alguns se afastam, outros não.

Mas destes que se afastam, muitos não entraram apenas por uma estação, para nos alegrar, brincar, desaparecer e não mais aparecer. Não. Muitos reaparecem.

Tudo bem. Cada um toma o seu rumo, toca a sua vida, casa, não casa, descasa, tem filhos ou não. Histórias distintas, destinos diferentes.

A escola ficou na lembrança. O tempo passa rápido, os anos voam. A maioria não se vê mais. Pelo esforço de alguns poucos abnegados é criado o hábito de se encontrar regularmente. Mensalmente um grupo passa a se encontrar.

A cada cinco anos tenta-se um encontro maior. Muitos aparecem, outros não. No próximo aparecerão.

E o tempo continua passando.

De repente, depois de muitos encontros, percebemos que muitos amigos entraram em nossas vidas por uma razão e não apenas por uma estação. Mas para uma vida inteira. Mesmo aqueles que pouco se encontram, quando se vêem trocam sentimentos mútuos de respeito, carinho e tem prazer em ser gentil com os outros.

É simples, natural e não requer esforço algum. Os tímidos aprendem a sorrir sem culpa. Os calados falam mais e abraçam mais. Os menos calados, continuam a falar sem se preocupar com opiniões e julgamentos. Os mais ousados e vividos admitem sua fraquezas naturalmente.

A maioria é assim, poucos ainda precisam se desarmar.

Com alguns dos meus melhores amigos tive longas interrupções no convívio: faculdade, casamento, filhos, mudança de cidade, anos sem se ver.

Mas nada mudou.

Aprendemos muito. Muito ainda podemos aprender . Sempre ficarão lições incompletas. Mas uma lição ficou:

Independentemente da freqüência com que nos vemos, das vitórias e das derrotas, da importância, do cargo, da riqueza, dos sucessos e dos fracassos, sabemos que nossos amigos são importantes. Nesta caminhada aprendemos que seres humanos lutam para ser famosos, até alguns surgem em capas de revistas, mas muitos morrem famosos sem ter importância para alguém.

Esta a razão de nossos amigos terem entrado nas nossas vidas: serem importantes para nós.

Amigos e amigas de escola reconhecemos pelo aperto de mão, pelo abraço, pelo olhar. Principalmente pelo olhar, pois os olhos são as janelas da alma.

Sou muito grato por ter meus amigos e amigas.

Tempos de então, 1973.

E bem antes...

E 2014, as amizades indeléveis.

Fechamento e encerramento do colegial.

2013, Prost.

1972, penso eu.

Comentários (clique para comentar)

Karin Schwarz - 19/07/2016 (18:07)

Estamos preparando o nosso encontro dos Formandos de 1966. Vou, sem pedir licença, repassr o teu Espaço de Reflexão, posso?

- 19/07/2016 (16:07)

Penso exatamente assim!!! Muito gostoso compartilhar sentimentos!

Dão - 23/12/2014 (18:12)

Amizade é pura e descompromissada....não cobra e nem julga. Belo texto amigo!!!

Werner Ingo Zander - 17/12/2014 (14:12)

Bonito texto que retrata a verdade e aa realidade. Abarços

MARIA LUIZA CONRAD CACCIATORE - 16/12/2014 (19:12)

Isso mesmo Harald, AMIGOS são importantíssimos para nós! SEMPRE!!!!!!!!!!!!! Lindo seu texto! Abraço Maria Luiza Conrad Cacciatore

Francisco Taborda - 16/12/2014 (13:12)

Grande Harald! Belo texto, belas fotos. [ ]s FT