Foto do Hermógenes

Espaço de reflexão Hermógenes de Castro e Mello

Dias de mentiras...

Pergunto a razão um colega de fábrica ter chegado ao trabalho e 5 minutos após ter ido embora.

Vem e-mail explicando que ligaram, esposa hospitalizada e o chamaram de urgência. Hoje o vi trabalhando, fui até ele a solidarizar-me. Perguntei o que havia ocorrido, se a empresa podia ajudar...

Riu, disse não era nada daquilo e desconversou.

Não gostei.

Uma divisão do grupo Fiat nos pede peças de reposição. Fabricamos e entregamos, com 30 dias para pagarem. Vencido o prazo, e não pago, pedimos nos ajudarem, a ver o que ocorre. Pedem desculpas, erro de lançamento de entrada da nota fiscal, culpa deles. Mas em dois dias seria pago. Não foi.

Ligamos novamente, pedem novamente desculpas, esqueceu-se de indicar tratar-se de prioridade, seria liquidado. Nada ocorreu.

Hoje encaminhamos ao cartório. Informados disseram que nada podiam fazer, era problema de "falta de liberação pelo controle de qualidade"... Claro.

Não gostei.

Passando por três colegas às 16:00, sem capacete, lavando os braços e cotovelos, animada conversa. Prontos a esperar o vestiário abrir para uma ducha. Perguntei se não era cedo. Riram.

Eu não ri. Pedi ao chefe de fábrica, preposto verificar o que houve. Resposta: "Estavam voltando do banheiro e óbvio, lavando as mãos...". Dupla mentira.

Não gostei.

Concluo que diante de um país onde a mentira faz parte da arte de governar, administrar e empreender, não posso culpar a população a usar dos mesmo subterfúgios a desvincular-se de responsabilidades e mentir, mentir, mentir... Cada vez mais. Alguns até com dificuldades em lembrar após no que e como mentiram.

A mentira faz parte do nosso cotidiano, tão intensamente que, despudorada, não pode nem mais ser rebatida. É o bandido que sempre garante a vítima reagiu e por isso atirou...

A presidente da república e seus projetos mirabolantes, não terminados como transposições de rios, trens-bala, etc. etc. Tudo mentira.

O governador do estado garantindo que a alta em latrocínio, roubo e furto é fruto da possibilidade do povo agora poder fazer o "boletim de ocorrências eletrônico"... Certo. Claro.

Pinoquiolândia.

Só espero que os cartolas da Fifa não tenham acertado os resultados da Copa, a garantir com manipulação e mentira seus quinhões. Mas do jeito que andam as coisas, deve ser o mais provável...

E seguimos mentindo, somos assim.

Pobre Pinóquio... por aqui aperfeiçoaram aquilo que Gepeto censurava.

Comentários (clique para comentar)

Liliana G.C.Camali - 21/07/2014 (16:07)

Muito bom o tema, infelizmente a mentira faz parte integrante do cotidiano da maioria neste pais. Abs

Hilda Moreno - 10/06/2014 (10:06)

Pois é Sr. "Fradinho", como diz o Paul Rudnik, prepare as suas também. A lista das mais usadas começa com "seu cheque já está no correio" e segue com "não vou gozar na sua boca"...

- 10/06/2014 (10:06)

http://paulrudnick.com/secret/new-lies/