Foto do Hermógenes

Espaço de reflexão Hermógenes de Castro e Mello

Esculhambando...

O grande amigo me manda hoje foto de viagem entre Roma e Milão no Flecha Vermelha, assim entendo seja a tradução do nome desse trem ultra-rápido.

Esculhambação dele, eu a comparar conosco... nossos únicos trens são de precário lazer (Curitiba-Paranaguá, velocidade de tatu manco, se ainda existir e os lentíssimos Belo Horizonte – Vitória e Carajás – São Luiz).

Com a companheira, por volta de 1995 fiz das últimas viagens do Trem de Prata, São Paulo-Rio. Confortável porém ultra-lento. E atrasado, a prioridade dos trens de carga faziam-no esperar em entroncamentos por horas. Até assaltos houve.

Pois o amigo com a foto provocadora (o trem está a 290 km/h) me recordou o desinvestimento total em ferrovias para passageiros no Brasil (ainda havia algumas linhas em São Paulo, acabaram..) e a estúpida fantasia do trem-bala, entre Campinas e Rio, quando outros trechos seriam de absoluta prioridade.

Se trecho maior, com velocidade média de 250 km/h pudesse ser construído entre São Paulo e digamos Recife, aproximadamente 2.000 km, a viagem seria de 8 horas.

Contra 48 de ônibus ou 6 de avião (a somar-se espera em aeroportos, atrasos e transbordos ou escalas!).

Mas a estupidez política, a idéia do show para o exterior e a corrupção forçada pelas empreiteiras e grandes multinacionais a financiaram campanhas jamais permitiria.

Somos assim, por enquanto vamos de ônibus, carro ou os caríssimos aviões.

290 km/h, nesse ritmo faria São Paulo - Belo Horizonte em aprox. 3 horas. Na Itália é realidade, aqui a corrupção jamais permitiria.

Comentários (clique para comentar)

Seja o primeiro a comentar este artigo.