Foto do Hermógenes

Espaço de reflexão Hermógenes de Castro e Mello

Um livro encorajador, já era em tempo.

Por Camila Leme e Julia Bussius.

Quando recebemos o manuscrito confidencial do livro de Sheryl Sandberg, diretora de operações do Facebook, não dava para imaginar o efeito que ele teria sobre nós. O material chegou numa sexta-feira e tivemos o fim de semana para a leitura. Na segunda de manhã, concluímos em uníssono: era um livro incrível! Começamos a citar trechos e concordar com tudo que uma dizia para a outra. Fizemos uma reunião para mostrar ao resto da editora como aquela era uma aposta que deveríamos fazer. De início, nem todos partilharam do nosso entusiasmo, mas não tinha jeito: estávamos determinadas a brigar pela Sheryl. Mandamos à agente uma oferta que transmitia nossa enorme empolgação e os planos para divulgar o livro. Deu certo. Sheryl seria publicada pela Companhia das Letras!

Corremos contra o tempo depois disso. Nossa publicação deveria ser quase simultânea à edição americana e mobilizamos um time de profissionais que também se identificou com o livro e trabalhou pesado por ele. No meio-tempo, tivemos inúmeras idas e vindas para decidir o título (Lean in é uma expressão difícil de traduzir, e significa algo como “se atire”, “se debruce”), mas finalmente chegamos ao Faça acontecer.

Mas por que este livro é tão incrível? É incrível porque aponta os problemas e indica as possíveis soluções para uma questão extremamente importante: a posição das mulheres no mundo do trabalho. Ainda que, em teoria, as mulheres possuam os mesmos direitos que os homens, a prática é bem diferente. Em Faça acontecer, partindo de suas próprias experiências, Sheryl realiza um diagnóstico preciso das mulheres no mundo do trabalho e demonstra, com dados concretos (inclusive sobre o Brasil), que elas ainda ocupam uma posição secundária em relação aos homens. Isso se evidencia nas esferas mais altas das empresas, das universidades, dos governos, onde o número de mulheres é bastante inferior ao de homens no alto escalão, impossibilitando uma representatividade mais igualitária. Olhamos ao redor e vemos que os homens ainda ganham mais, são mais reconhecidos, mais apreciados e mais estimulados a crescer em suas profissões.

Sheryl vem despertando uma discussão que parece estar ganhando maior relevância: afinal, como funciona a questão de gênero no mundo do trabalho?

Enquanto aguardamos ansiosamente a chegada do livro por aqui, acompanhamos a grande polêmica na imprensa internacional desde que ela começou a divulgar seu projeto (que, além do livro, envolve a criação de uma comunidade online em que mulheres e homens debatem questões do trabalho). Sheryl vem sendo criticada por não falar a todas as mulheres, por tentar ensinar outras a ser como ela e porque, sendo tão bem-sucedida, estaria numa posição relativamente fácil. Ficamos pensando: um livro de Warren Buffett destinado ao público de negócios, que gostaria de tomar Buffett como exemplo, não se legitimaria justamente pelo sucesso que ele atingiu? Há um argumento de Sheryl que poderia explicar essa diferença no tratamento: mulheres bem-sucedidas costumam, em geral, ser malquistas. Nunca vemos um homem ser desmerecido por seu sucesso na carreira; ao contrário, todos querem ouvir o que ele tem a dizer. Uma mulher não é tratada com a mesma generosidade.

É por isso que apostamos neste livro. Porque essa questão precisa ser debatida. Precisamos entender por que as mulheres ainda são diminuídas e se sentem assim, por que têm menor valor que seus pares do sexo masculino, por que ainda recebem salários mais baixos e têm menos oportunidades de promoção, por que continuam responsáveis por quase tudo que diz respeito à casa e aos filhos.

Durante o processo de edição, vários colegas queridos leram o livro. Aqui estão as vozes que nos ajudaram a fazer acontecer:

“Simplesmente sensacional! Divisor de águas na vida — no trabalho e em casa.”— Lucila Lombardi, departamento editorial

“Pena que Faça acontecer não existia no começo da minha carreira.” — Elisa Braga, diretora de produção

“Esclarecedor e cumpre sua proposta: encorajar as mulheres!” — Cintia Oliveira, departamento comercial

Sheryl Sandberg, a mulher que faz acontecer o dia-a-dia do Facebook. Seu livro em breve nas livrarias (Cia. das Letras, 2013) promete uma leitura atenta para metade da população do planeta: as mulheres.

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