Foto do Hermógenes

Espaço de reflexão Hermógenes de Castro e Mello

Quem é o veado?

Por Osires Rezende, de Ipiaú, Bahia

Depois de Garcia Marquez, ficou mais fácil percebermos o fantasioso na nossa gloriosa América Latina. Existe uma indisfarçada arrogância de alguns dos nossos países no sentido de se negarem latino americanos, Brasil, Chile, sem falar nos hermanos, principalmente, mas não adianta: somos todos latinoamericanos e somos sempre ludibriados por interesses concretos ou fantasiosos.

Creio que deveríamos estar unidos sem nos metermos em determinados assuntos internos de cada país, mas neste mundo globalizado de informações instantâneas não há como não nos posicionarmos em certos debates; e a unanimidade da turma “vociferava’’ contra o caudilho Hugo Chavez e como eu sou “doido”, baseado nestas superficiais informações midiáticas, me aferrava em sua defesa; “é um líder comprometido com reformas modernizadoras”.

Estive em Caracas e não pude nem tirar uma foto em frente ao palácio Miraflores, a milicada me proibiu, evidente que fiquei retado da vida com esta veadagem, parece que me tomaram como um agente da CIA, ora! Isto é paranóia de boçal estado policial. E apesar de ainda nutrir uma admiração e respeito pela figura do comandante Hugo Chavez, comecei a vê-lo com certas reticências, sua bravura se confundia com boçais bravatas e em vez de um reformador moderno, ele optou por se construir um maravilhoso caudilheco latinoamericano.

Mas este lenga-lenga é para comentar uma insinuação do candidato Nicolas Maduro, os jornais me informam que ele insinuou seu adversário é veado. Bem, campanha eleitoral vale tudo e não sei qual foi o contexto, para mim e para qualquer pessoa razoavelmente civilizada, isto não tem a menor importância, dar a bunda por prazer não implica em maior ou menor capacidade administrativa ou compromisso ético. Então parece que fica claro que o senhor Nicolas Maduro está explorando a ignorância e os preconceitos de uma massa ignara.

E como foi ele que atiçou a fogueira, eu comecei a reparar 'deretinho' 'cuma' dizem certos entendidos; e notei que quem todas as ferramentas tem é o tal do Nicolas Maduro, reparem bem, sem preconceitos, e me digam se aquele bigodão não é típico de bichona velha, e aquela bundona?

Não que empiricamente eu seja entendido, mas por leituras diversas dá pra gente ter a certeza de que Nicolas Maduro é um veadão agressivo e carinhoso.

O irreverente Osires Rezende, da distante porém ativa Ipiaú na Bahia, tece seus comentários sobre quem é quem na política venezuelana!

Comentários (clique para comentar)

Seja o primeiro a comentar este artigo.