Steak à cheval
Fiquei arrasado, quando soube um dos meus maiores orgulhos na complexa culinária brasileira, o bife-a-cavalo, talvez até paulistaníssimo, revelou-se ser coisa dos franceses. Com o mesmo nome...
Menino, indo fazer entregas e pagamentos com minha mãe tedesca pelo centro de São Paulo, um restaurante e doceria, conhecido como Candy, ao lado do prédio dos correios, além de uns doces alemães e húngaros, servia o prato forte, brasileiro. Para um pequeno brasileiro como eu.
Assim insistia o garçom.
De fato delicioso, uma tira de contra-filé com as fritas e um ou dois ovos fritos por cima. Havia histórias sobre o pobre Camões ter sido a origem de prato com apenas um ovo por cima do bife, perdido o testículo e o olho em alguma batalha pelas Índias.
Fantasias, presumo, assim como a origem brasileiríssima do bife-a--cavalo... com versões de carne moída, pela França.
Hoje fiz o meu, a progredir em dieta de certo médico, vejam só, francês. Cujo livro não comprei, mas pelo reportado é novamente uma dieta de proteinas.
Nessa, o bife com o ovo montado veio a calhar bem, na falta de pães, batatas, macarrões e as demais guloseimas calóricas adoramos...
Gostamos mesmo é de comer, não é à toa nosso amor físico se expressa assim, com as mesmas palavras.
Somos assim.