Foto do Hermógenes

Espaço de reflexão Hermógenes de Castro e Mello

Líbano 1 x Itália 0...

Se alguém imaginar tratar-se de embate político local, está enganado. A disputa pela prefeitura da, dizem, maior cidade do hemisfério sul do planeta será decidida por questões de originalmente distantes etnias.

A disputa dar-se-á entre famílias de imigrantes, de descendentes italianos, nordestinos e libaneses. A rigor a cidade é, no momento, controlada pela etnia libanesa. Gilberto Kassab prefeito é filho de libaneses, penso sua mãe de origem italiana, a sra. Palermo.

Engenheiro civil da USP.

Imagino seu grande mentor ser Paulo Salim Maluf, mesmo em forma inconsciente. Idem engenheiro da mesma escola e área, pelo se desprende de sua biografia, curiosamente também com origem libanesa.

Fernando Haddad, escolhido por Lula para impor-se aos paulistanos, filho de libaneses, também cursou a mesma prestigiosa universidade, porém em outra área.

Através da nefasta presença do vereador Wadih Mutran, neto de libaneses, do mesmo partido de Paulo Maluf, a aliança é costurada, para deleite de Lula.

E consequente pulo para 8% na preferência da população pelo insosso Haddad. O ex-presidente se diverte imitando o ancião político Maluf, esse nos enfiou goela abaixo o misterioso Celso Pitta, a pular de gerente financeiro da Eucatex, empresa da família Maluf à prefeitura de Sumpa.

E Lula já especialista nisso, com a dizem bem-sucedida e querida Dilma Roussef, a “gerentona” presidente. Porém pelo caminhar da economia, inadimplência, falta de segurança pública em todos os estados, corrupção em níveis jamais vistos com total impunidade, aliado ao lento alvorecer do dólar americano, penso a madame tem algo de Pitta nas entranhas.

A etnia nordestina, determinante em Sumpa pois de fato fez o crescimento básico da caótica cidade e região, com a ex-prefeita Erundina e o próprio Lula, migrantes bem-sucedidos agora aliados aos libaneses, procura manter sua presença, poder e admiração.

Pois é o que conta, afinal.

O poder.

O resto é conversa mole. São assim os jogadores do horroroso e podre jogo, sendo o último interesse a boa administração da cidade e o bem estar da população, vale apenas o "pudê", o antigo arenista colega de Maluf, Sarney, o diga.

E o outro ancião, Serra, de etnia itálica, que se cuide pois o já-ganhou, com mestre Lula e sua admirável aceitação pela população pode não se concretizar.

Nessa estranha Copa Europa/ Oriente Médio, o Líbano com seu treinador pernambucano sai à frente no quesito surpresa!

Ninguém entendeu nada, mas mestre Lula tem o poder da surpresa! Porém a cara de c.. do Haddad demonstra certo desconforto. PT aliado ao ex-Arena Maluf é dose para gigantes.

Comentários (clique para comentar)

Seja o primeiro a comentar este artigo.