Foto do Hermógenes

Espaço de reflexão Hermógenes de Castro e Mello

Viva a Kultur!

Adoro exemplar da parte "cultural" de um grande jornal brasileiro. Leio com curiosidade, os assuntos fascinam. Folheio novamente, algo me incomoda. Repasso. Hm.

Inicio um garimpo pelas páginas. Capa: o tema é sobre um escultor inglês, a foto uma "instalação" em Noviiorque. Abaixo o anúncio para o dia das mães, invenção de 1900 da associação comercial de, vejam só, Noviiorque.

Página 2, comentários sobre um famoso restaurante italiano de São Paulo, cujo proprietário não lamenta estar fora da lista dos 100 melhores, editada em Londres...

Uma chamada, mais abaixo diz: "Jeans: Cotidiano e subversão", algo sobre as calças americanas blue genova fabric, apelidadas de jeans; e símbolo de globalização americana.

E certo Dudu Tsuda, lança o disco Le Son par Lui Même... Adiante fala-se da nova música klezmer(!) Claro, quem não sabe o que é música klezmer... Nota o artigo que o "circuito de jazz de vanguarda de Nova York... os elementos da música klezmer já aparecem há muito tempo...".

Ao lado anúncio, sugerindo compras em famosa rua paulistana com suas lojas: Paper House, Fruit de la Passion, Capodarte, World Tennis Classic, Schutz, Pop Up Store, Crawford, Chocolat du Jour.

Hm...

Segue-se para a parte de teatro, destaque para a peça de John Logan sobre o pintor Mark Rothko. Ufa!

Na próxima página, matéria extensa sobre Antony Gormley, vencedor do prêmio Turner. Ouquei, página inteira para o artista inglês.

Anúncio de carro japonês na próxima página, "pode ser da sua mãe!"

Escreve-se adiante sobre Ernesto Sabato, autor argentino. Seguem dois anúncios de filme nacional e show de artista local. Continua: Mostra no Museu da Imagem e do Som sobre fotógrafo húngaro, radicado em Noviiorque. André Kertész. Muito bem.

Abaixo tema são os "Polaróides" de Andy Warhol, na Factory, seu estúdio em Noviiorque...

Um alerta modesto ao lado, sobre o maestro popularesco holandês Andre Rieu, com shows extras... Ah, sim: acima desse anúncio de cadeiras, Original Design. Sem esquecer de João Carlos Martins, o sócio de Paulo Maluf em empresa de limpeza (lembram?,) conduzindo Schubert, sem necessidade de tradução, em peças como Die junge Nonne. É tão óbvio...

Na parte de cinema temos 7 filmes brasileiros entre 44 totais anunciados. Está melhorando.

Um pequeno anúncio sobre jovens tenores italianos, Il Volo. Ótimo.

Comentários sobre canais eróticos com pornôs caseiros na parte de TV. Cite-se Sextreme e Playboy TV. Escreve-se também sobre o Eurochannel, e seus filmes recentes da Itália.

Uma dica: Olivier Anquier, o cozinheiro francês debulha a cozinha coreana.

Os quadrinhos, só coisa local, excetuado o repetitivo gato gringo Garfield. O colunista comediante, a encerrar com imaginada fala de Hillary Clinton; e por fim final finalíssimo, o colunista italiano escreve sobre o apátrida Faust (não Fausto, mas Faust, de Goethe...).

Faltou o anúncio de uma amiga que vende lingerie na sua fina loja La.., lá, lá, lá? Me perdi.

Multiculturais, somos assim?

P.S. Ah sim, falamos uma língua ibérica e nosso esporte nacional é inglês, bretão, sei lá... Au bientot.

São Paulo, caldeirão complexo de influências.

Comentários (clique para comentar)

Seja o primeiro a comentar este artigo.