Foto do Hermógenes

Espaço de reflexão Hermógenes de Castro e Mello

De onde vem nossa comida?

Recebo de grande mestre (mestre acadêmico, de fato) em Biologia, grande amigo, um pequeno mimo. O livro de Gary Paul Nabhan, Where our food comes from (Island Press, 2009), penso ainda sem tradução.

Paul é etnobiólogo e pesquisador na Universidade do Arizona, EUA, procurando a origem dos atuais grãos consumimos. Segue em aventura emocionante por diferentes partes do planeta, procurando a origem dos cereais da atualidade, indo até os mais remotos rincões do Afeganistão.

Porém, o livro se atém também a pesquisar a epopéia de Nikolay Vavilov, um proeminente geneticista russo, cuja meta era tentar resolver as questões, com planejamento centralizado, nas épocas dos comunistas russos, para suficiente abastecimento de cereais a não haver fome.

Primeiramente enaltecido, Nikolay depois foi condenado pelo cruel sistema stanilista por não ter "evitado o desabastecimento e a decorrente fome, com seu péssimo planejamento de safras e distribuição de terras(!)".

Foi condenado à morte, mas de alguma forma pouco clara perdoado e enviado a um campo na Sibéria, onde morreu de, vejam a ironia, desinteria e inanição.

De qualquer forma, o livro segundo o The Washington Post, influente jornal americano, "presta homenagem a um mártir que entendeu as variedades de grãos e suas safras devem ser preservadas, para a segurança futura da raça humana.".

A rigor, o livro é discreta denúncia sobre a estupidez comum de governos, talvez com algum extraordinário apogeu durante o comunismo soviético, o fascismo italiano e o nazismo alemão. Em caso de erros ou acidentes, a culpa oficial era sempre de outro, provavelmente inocente, bode expiatório. Com direito à prisão ou morte.

E isso não mudou, continuamos assim, pois somos assim.

1 Belo livro, recomende-se. Uma aventura inusitada à procura da origem e preservação dos nossos cereais planeta afora.

Comentários (clique para comentar)

Seja o primeiro a comentar este artigo.