Foto do Hermógenes

Espaço de reflexão Hermógenes de Castro e Mello

Improvisando gigantescamente

Sem conseguir dominar com perfeição o fechamento do poço que expele barris e barris de petróleo para o poluidíssimo Golfo do México, uma adaptação de um super-petroleiro, de nome Whale (baleia), está sendo posta em prática para escumar as águas com o petróleo, mantê-las nos tanques e por gravidade (o óleo é mais leve que água) devolver a água limpa ao golfo.

Infelizmente há entraves burocráticos (como não poderia deixar de ser...), pois é proibida a operação "comercial" de navios estrangeiros em águas costeiras americanas...

E enquanto a exceção não se resolve (ou seja a idiotice com papéis não é um privilégio específico, é geral), o gigante fica à espera.

Bem burros às vezes, somos assim.

1 Há 12 fendas pelas quais sugam-se as águas com petróleo, bombeia-se para os tanques e por gravidade separa-se, devolvendo água limpa.

2 Um técnico observa a alteração feita no super-petroleiro coreano por especialistas portugueses, com rapidez, para atender à demanda da multinacional de petróleo responsável pela sujeirada toda.

3 A observar-se o conjunto de fendas pouco acima da linha d´água. Em velocidade lenta passa a mistura água óleo, decanta-se nos tanques e retorna a água limpa. Dizem.

Comentários (clique para comentar)

- 20/07/2010 (12:07)

Depois da liberação pelos burocratas americanos, em testes, foi o caos. O sistema imaginado não funciona, a separação óleo - água quase não ocorre pela quantidade de diluentes já adiconados à mancha.