Foto do Hermógenes

Espaço de reflexão Hermógenes de Castro e Mello

Mandi acha hay

Por Luis R. Barbieri, de Gurgaon, Índia

Todo dia, a caminho do escritório, passamos na frente de um mercado que sempre olho com muita curiosidade e vontade de conhecer. Nesta sexta-feira, nosso motorista apontou para o local e disse: “Sir, this mandi acha hay, very good chicken, mutton” (este mercado é muito bom, tem frango e cabra de qualidade).

Acordei no sábado e fui direto ao mercado para registrar este genuíno local perdido no meio das contruções das avenidas e metrôs de Gurgaon. Mas, como diz meu chefe indiano: quem se aventura ao meio-dia na rua pela Índia ou é inglês ou maluco. Portanto o mercado estava totalmente deserto; e nem eu tive coragem de sair do carro, jé que do lado de fora estávamos bem acima dos 40 graus.

Voltei depois do jantar, às nove, para conferir o movimento do local e me deparei com um completo mercado de carnes e legumes, repleto de vida com um pessoal incrivelmente alegre.

Seguem fotos do passeio.

Fotos de Luis R. Barbieri

1 Pelo visto, a agitação do mercado é no frescor da noite. Compreensível a estas temperaturas.

2 Bodes, cabras e carneiros. A matança pela grande Índia não é comum, pois são essencialmente vegetarianos. Uma parcela islâmica porém consome. É o caso neste mercado.

3 Como todo mercado, alguém serve algo para comer.

4 A vida corre pelo chão naquele imenso país. Em todos os cantos os cidadãos agachados, comendo, charlando, vivendo enfim. Aqui preparam chapatis, o pão indiano.

5 O "vendedor de telefonemas". Ao mais humilde sem celular a possibilidade a baixo custo de falar com os seus, distantes. Com bateria de carro a tocar o "orelhão"...

Comentários (clique para comentar)

Seja o primeiro a comentar este artigo.