Axé no São João, não pode não!
Por Reinhard Lackinger, de Salvador
Costumo dizer que a decadência da Barra começou quando o primeiro trio elétrico desceu a Ladeira da Barra. De lá para cá, a Barra se transformou em sinônimo de bagunça generalizada e desordem total!
Um amigo meu costuma dizer: "se o bicho é pequeno, a gente come ele... agora.. se a gente deixar que ele cresça, o bicho come a gente!"
É nisso pensei quando soube da apresentação de Ivete Sangalo em Vitória de Conquista ontem, produzindo axé music em pleno São João.
Há lugares onde durante o São João é proibido tocar músicas que não sejam juninas. Até canções sertanejas não são permitidas durante os festejos regados a licor de jenipapo.
Em breve, porém, essa gente, que hoje defende bravamente o São João, sofrerá ataques, sendo chamada de retrógrada e fundamentalista. Com a mídia fazendo a parte que cabe a ela, nivelando o caminho para a axé music penetrar de vez na festa de São João.
A mídia vai ajudar a desvirtuar a Festa de São João da mesma forma como os "muvucocratas" e padrinhos da máfia do carnaval transformaram a festa momesca, outrora leve e frívola, num monstro arrecadador de um monte de grana para meia dúzia de meliantes e seus sócios, dentro e fora do governo... e todos que participam dessa simbiose podre!
É bom dizer logo que axé music nada tem a ver com São João... não adianta Ivete Sangalo se vestir de caipira... É pele de cordeiro...
E tenho dito, comendo pinhão cozido e bebendo licor de jenipapo.