Foto do Hermógenes

Espaço de reflexão Hermógenes de Castro e Mello

Foi sempre assim

Eu não entendo direito porque as cidades em seus centros deterioram. Na nossa velha Sumpa apesar de vários planos revitalizadores o centro antigo é feio, triste e abandonado. Sujo, morada daqueles que não têm muito apreço ao regrado, ao desejado ou aos laços. Mais livres que nós todos os demais, penso eu. Com seu preço.

Campos Elísios, desde que sou criança, já conhecia como bairro deteriorado, permanece assim. O centrão e sua rua São Bento e adjacências, desde que me conheço já era abandonado, com comércio de segunda ou terceira linha. A praça da Sé sempre emporcalhada, cheia de mendigos.

Próximo das estações ferroviárias, todas elas, a sujeira e o decaimento prosperavam. Mantêm-se assim.

Neste feriado de Corpus Christi caminhei pela região toda, fiz minhas fotos, observei. Sumpa não é cidade aprazível, nem convidativa. É bem feia, muito suja, violenta e pela mescla de culturas que não se bicam excetuado comercialmente, pouco simpática.

Enfim, do jeito que conhecemos e gostamos. Somos assim.

1 Uma verdadeira "lousa" de ensino, as placas de trânsito com suas regras complexas. Curioso método em cidade onde 40% da população é analfabeta funcional.

2 Plantadas há 60 anos, árvores que hoje desprezam os pedestres. Por sinal uma das cidades onde o pedestre não é respeitado em nenhuma instância.

3 E a pressa, em pleno feriado, atravessa-se no sinal vermelho. Com seus riscos, somos assim.

4 Trabalhando em pleno feriado, coletando papelão por baixo do Minhocão.

5 Os moradores de rua ao lado da Av. São João. Um pouco de sol em dia gelado. Sem laços, sem vínculos, abandonados. Livres?

6 Crack, a burrice dos traficantes é cabal. Matam com o produto, matam os devedores. Um dia estarão sem clientes, todos mortos...

Comentários (clique para comentar)

Hermógenes de Castro & Mello - 07/06/2010 (16:06)

Sem dúvida, anônimo comentarista. Faça o contra-ponto, mostre o lado otimista do velho Centrão. Que tal começar pela Cásper Líbero?

- 07/06/2010 (16:06)

Que cara pessimista!!!