Foto do Hermógenes

Espaço de reflexão Hermógenes de Castro e Mello

Short cuts

De Julia Bussius, em Gurgaon, Índia

1 Meu companheiro tem um professor de ioga que vem à nossa casa em média três vezes por semana. Ele fica sentado enquanto o Luís se exercita, fazendo a contagem e dando as instruções. Certo dia, devendo estar um pouco entediado de olhar as mensagens do celular, o “yogi” perguntou ao Luis se podia usar o computador dele emprestado para olhar uns emails. Então, enquanto Luís fazia o famoso “surya namaskar” (a saudação ao Sol!), o guru atualizava seu status no facebook.

2 Nossa amiga Cibele, outra moradora de Gurgaon, contou que um dia seus amigos pediram um pizza por telefone. O entregador veio, recebeu o dinheiro e foi-se embora. Quando eles abriram a caixa, faltava um pedaço! Como reclamar?

3 O antigo motorista um dia ligou desesperado dizendo que algo havia acontecido. Ele estava em Delhi, esperando nossos amigos do Brasil na estação de trem. O sujeito simplesmente debandou e foi correndo até o escritório do meu marido. Disse que a mãe havia falecido e que ele precisava voltar urgente para o Bihar, onde fica sua cidade natal. Claro que pediu 20 mil rúpias (cerca de 800 reais) emprestadas. Por sorte não tinha dinheiro e pediu que ele viesse buscar o valor comigo, na nossa casa. Ficamos consternados com a morte súbita da mãe do rapaz, que não indicava até então nenhum problema de saúde.

Eu esperei a manhã e a tarde toda, e nada de ele aparecer. Até que me ligou a moça do escritório do condomínio, perguntando se o telefone do motorista tinha mudado. Eu disse que sim e passei o novo número. Então ela me diz: é que a polícia está aqui desde cedo, esperando por ele, mas ele não apareceu. Mas, não se preocupe, eles disseram que é algo confidencial. Pode ficar tranquila.

A polícia ficou aqui até tarde da noite, e o sujeito nunca mais apareceu…

1 Não acredito em ioguis, mas que eles existem, existem!

2 É a gorjeta in naturalia.

3 Pobre motorista que se encrencar com esta turma.

Comentários (clique para comentar)

Seja o primeiro a comentar este artigo.