Dubia ars photographica gastronomica
Complexa a questão do que se pede a partir de um anúncio impresso, em bonitas fotos, e aquilo de fato é servido; ou sai da embalagem. Em média decepcionante.
Convenhamos que aos fabricantes é quase impossível manter o padrão do oferecido pictoricamente, por questões diversas, entre elas naturalmente a economia. E nem sempre o fabricante ao contratar o publicitário, e este por sua vez o fotógrafo, pensa em ser, digamos, moderado na apresentação.
Mormente em caso de alimentos, que um tanto sofrem com temperatura, tipo de embalagem, manipulação, conservação, armazenamento, etc. Ou companhias aéreas, que jamais mostram o galinheiro apinhado ser a tal classe econômica.
Alguns produtos têm sua estética garantida, o que se vê em foto quase sempre é o que se compra, como automóveis, por exemplo. O rigor da qualidade é determinante.
Já em roupas, eletrodomésticos, apartamentos, turismo e alimentos deve-se levar em consideração a arte fotográfica, acima da qualidade de produto, evidentemente.
Alguns exemplos gastronômicos ao lado, divirtam-se.
Em tempo dirão os fotógrafos: somos assim.
Agradeço a indicação do amigo E. Abouchar e anônimos fotógrafos, tanto pela arte quanto pela realidade. Clicando sobre as fotos, ampliam-se.