Foto do Hermógenes

Espaço de reflexão Hermógenes de Castro e Mello

Uma passagem pela Índia

Por Luiza Teixeira Bussius

Olá, companheiros! Saudações indianas a todos! Escrevo da outra metade do mundo, o tal Oriente, a tal Índia. Tudo muito intenso, muito diferente e muito reflexivo. Mas, claro, com a inegável padronização do mundo de hoje.

A globalização perversa também chegou por aqui. O trânsito é bastante caótico: carros, riquixás (algo como uma bicicleta ou uma motoneta que transporta pessoas), as sagradas vacas e bois, cachorros, motos, caminhões, ônibus e, claro, muita, muita, muita e muita gente.

Isso não falta em lugar nenhum, com infernais buzinas, gritos e cantos. É uma cacofonia ensurdecedora ! 1.200.000.000 habitantes, com área ligeiramente menor que a Argentina, onde vivem apenas 49 milhões. Enfim, está tudo indo muito bem nesta Índia e só agora me dou conta de onde estou.

A cada piscar de olhos muitas novidades. A pobreza aflora e os contrastes são gritantes. Adidas, Reebok, perfumes franceses e todo o resto capitalóide em oposição às mulheres, num farol de rua, que dão singelas batidinhas no vidro do carro, com seus bebês nos braços, implorando comida. Dificil.

A recomendação é não olhar. Frieza ocidental? Talvez...

O apartamento de amigos em que estamos é bem confortável, aos poucos ajudaremos a mobiliá-lo, pois também chegaram há pouco neste misterioso, grandioso e tão distante país. Estarei por aqui um mes e farei algumas viagens, que estamos planejando aos poucos. Como por exemplo ver a nascente do Rio Ganges, muitos templos e as infindáveis plantações de arroz.

Por hoje acho que é isso, escreverei mais.

Estou registrando os apanhados em um caderninho, serão divinas recordações desta formidável viagem a, literalmente, outro mundo. A troca de culturas é algo realmente incrível.

Namastê!


Cliquem sobre as fotos para ampliá-las.


Luiza T. Bussius é estudante terceiro-anista de Geografia, Unesp, Rio Claro, São Paulo e faz sua primeira grande viagem ao Oriente, iniciando pela Índia. Durante este mes e tanto que por lá estará, seu "diário de bordo" será publicado aqui.

Em um vilarejo próximo a Nova Délhi, uma camponêsa trata de seu pequeno arrozal irrigado, em seus trajes típicos. Foto: Luis Barbieri.

Não incomum para nós brasileiros, a forma um tanto, digamos, descompromissada de transporte na Índia. Foto: Luis Barbieri.

Em todos os cantos a presença de humanos é um fato, independente de horários, clima ou região. Sempre há pessoas no campo visual. Foto: Luis Barbieri.

Em Kesroli, uma vila no município de Alwar, 130 quilômetros de Nova Délhi, a fazer-se em demoradas 3,5 horas de automóvel. Foto: Luis Barbieri.

Um típico indiano inspeciona sua pequena plantação de canola. Foto: Marina Rheingantz.

A destacada pintora paulistana Marina Rheingantz, também em passagem pela Índia, assimilando novas impressões para seus tão procurados quadros, retratada ao lado de moradores de Kesroli. Foto: Luis Barbieri.

Luiza Teixeira Bussius escrevendo da Índia. Foto: Hermógenes de Castro & Mello

Comentários (clique para comentar)

lisandre castello branco - 17/01/2009 (19:01)

adorei, lu. o talento familiar com a escrita é indiscutível. mas, viajar exige sabedoria e vc, tão 'PIQUININHA' já faz isto com maestria. aproveite muito e divida conosco. abraço carinhosos da lisandre

Silvia Lima - 14/01/2009 (00:01)

Lulu, que delícia de artigo. Não sabia dessa outra habilidade que carregas: a de envolver os leitores. Estaremos aqui e no 'blog oficial' acompanhando as descobertas, que esperamos um dia poder compartilhar.

Tia Nenê - 13/01/2009 (22:01)

Tia Nenê também fica muito feliz com essa viagem da Luizinha. Aqui até parece que é diferente da India que a Julia fala que viu... lá ela diz que a preocupação deles é com terrorismo... Será que o Oriente inteirinho é assim, ai meu Deus do céu. Tia Nenê só quer ler coisas boas, tá?

Cornelia - 13/01/2009 (18:01)

O blog do Hermô como ponto de encontro, acompanhando de perto as incríveis impressões no sub-continente indiano. Gostei do "típico" agricultor indiano, inspecionando sua plantação de canola...Lulu, we want more!!!!

Angélia Teixeira - 13/01/2009 (01:01)

Formidável este diário de bordo! Seguirei atentamente esta série que começou muito bem e promete.