Foto do Hermógenes

Espaço de reflexão Hermógenes de Castro e Mello

Arte e precisão ou precisão e arte?

O nautimodelismo é entre as atividades de micro-arquitetura naval, a mais impressiona. Não somente pela precisão e similaridade com o objeto real, mas pelo talento de quem faz. Além dos ajustes que requerem verdadeira engenharia, plantas de construção detalhadas e exatas, fotos do objeto real e instrumentos de precisão para as medidas. Enfim, é amálgama de arte com engenharia, caso raro.

E necessária, pois para os tanques de testes de navios, configuração adequada de veleiros de performance em túneis de vento, os modelos devem ser os mais próximos do objeto atual ou futuro.

Nosso maior nautimodelista por esta América Latina é sem dúvida Vicente Llaberia. Inigualável no que faz, virtuose artífice em mini-escalas. Dos poucos profissionais o faz em tempo integral com sua empresa Ponto Náutico.

Digo sempre sua loja e oficinas de trabalho são como lojas de brinquedos para adultos. Pode-se passar horas a observar os modelos, não só náuticos mas ferroviários, automobilísticos, estáticos como faróis, aeronáuticos e especiais. E admirar a destreza como Vicente e equipe fazem surgir de madeira balsa, fibra de vidro com resinas, tintas e acrílicos, imagino seja o mais próximo do real possível.

Porém palavras aqui são inúteis, as fotos ao lado (cliquem sobre elas para ampliá-las), expressam melhor o que é a arte, única, deste paulistano e sua precisão incrível.

Ao centro, o criador do Ponto Náutico, com suas oficinas e loja de antiguidades náuticas, Vicente Llaberia e sua equipe.

Verdadeiras obras de micro-engenharia, como este modelo do navio escola Tamandaré. Vicente Llaberia é nosso maior nautimodelista profissional.

Este modelo de nau sueca é de perfeição invejável.

Uma locomotiva Conway. É modelo, mas pela foto poder-se-ia ficar em dúvida entre a escala e o real.

Um P-38 Lightning, soberbo.

O catálogo de modelos automobilísticos é invejável. Uma visita ao Ponto Náutico e conversa com Vicente com certeza simplificará uma escolha.

Faróis brasileiros, como estes, bonito presente para quem é ligado às coisas do mar.

A coletânea de antiguidades e os objetos náuticos são provavelmente a coleção brasileira mais completa, recomenda-se conhecer.

Comentários (clique para comentar)

Francisco Taborda - 14/08/2008 (23:08)

Um belo artigo prestigiando um grande talento. Uma homenagem ímpar e merecedora. Parabéns aos dois. FT