Electrokafka
Ousamos comprar uma geladeira pela Internet para a empresa onde trabalho, a pagar com cartão corporativo.
Nenhum dos "grandes", de Magalu a Americanas, aceita pagamentos com cartão de empresa a partir de certo valor ou somente com prazos de aprovação para desistir-se da compra. Não consigo vislumbrar a razão, pois importamos material pago com cartão corporativo.
Recomendou-se a compra diretamente no fabricante. Venda "corporativa".
Dito e feito, mas Franz Kafka riu do túmulo.
Primeiramente faz-se cadastro da sua empresa para a Electrolux, quem vende. Adiante mais 5 dias para alguém ler o que qualquer Serasa dispõe on-line. Aprovado, paga-se com PIX, unicamente.
Feito e confirmado, são 10 dias úteis para a entrega na cidade de São Paulo. Com isso já rodamos uns 20 dias.
Não entregaram.
Ligações e e-mails, toca para um 0800 da vida a checar o que ocorre. Por fim, após longas esperas, informam entrega prevista para a segunda quinzena do mes seguinte ao programado nos dez dias úteis da compra original.
Já perguntam, rapidamente: preferem cancelar?
Obviamente, confirmamos a desistência e pedem os dados de conta a efetuar o reembolso.
Porém com um truque: não há data, apenas "acham" se paga no dia 5. De qual mês? Não sabemos informar, senhor.
Provavelmente segue notificação extrajudicial nossa contra a multinacional, algum advogado desinteressado responde vai analisar, precisa de muitos dias.
E lá vão 3.000 Reais pela geladeira kafquiana. Certamente qualquer dia devolverão o tutu, pois jamais entregaram o produto. Mas a seu prazo.
Cancelada a compra, escrevem entregarão em 26 do mês seguinte. (!)
"Ou prefere cancelar?" mesmo ao informarmos que já cancelamos a compra.
Loucura, horas por nada. Repetitivo.
Enfim: nem ouse comprar uma geladeira sendo empresa...