O tesão maior !
Certo vídeo bem divertido roda pelos meios de comunicação. Retrata casal de filhos maduros, informando ao pai bem idoso infelizmente a situação dele precisar ser alterada.
O modo de vida ajustado à questão da provecta idade. Sabem é complexo, talvez não se adapte, mas da forma como está, em casa, aposentado, lendo, cozinhando e vendo seus filmes, não há futuro.
O velho protesta, diz estar bem, lúcido, e não vê nenhum problema com aquele tipo de vida, escolha dele e sem incomodar alguém. Autônomo.
Mas os filhos informam estar decidido, não há o que fazer.
E por isso o inscreveram em partido político e será candidato a senador, a idade assim exige...
De fato, mormente nos EUA, a turma de deputados, senadores e candidatos possíveis à presidência é bem avançada nos anos.
Até curioso Trump fazer troça disso no caso Biden e seus 81 anos. Mas Donald com 77 não é exatamente conjunção jovial, apesar dos banhos de sol artificial tom cenoura e cuidadoso arranjo capilar, com sutis tinturas.
Biden ao caminhar certamente faz todo bom samaritano pular a tomar seu braço e o conduzir. Discretamente prefere a saída inferior de menos degraus do Air Force One às longas escadas normais.
E hoje vendo fotos do filho Hunter, com 53 anos já bem maduro, admiro a disposição do sênior em disputar mais um mandato. Creio até com boas chances, apesar da imprensa mundial ter pré-eleito Trump, por alguma misteriosa razão.
Por aqui também rodam todos bem maduros, no caso de cargos importantes. Lula tem 78 anos, acima da idade média do brasileiro a morrer, 72 anos.
Bolsonaro é auto-proclamado jovem, com apenas 69 anos em março próximo.
Bem, a maioria nessa idade anda em descanso, aposentada e "com a boca cheia de dentes esperando a morte chegar", segundo cantava o bardo maior do nosso rock.
Alguns a ousarem desafiar o obscuro anjo da alfanje, como o ultra-malvado Antônio Carlos Magalhães, fazendo a política mesmo perdido seu filho e a saúde, velho e de cama. Não largou o osso, enterrado com ele.
Graças a Deus.
Deve ser a coisa melhor do planeta, o poder político. Pois o que esses homens e raras mulheres fazem para manter ou reconquistar, mesmo anciãos, é incrível.
Putin aos 71, finjindo-se jovial e eterno candidato a ditador fake-eleito, iniciando sangrentas guerras a mostrar virilidade. Seu vizinho colega de autoritarismo Xi Ji Ping, com 70, cabelos pintados com perfeição.
E muitos outros, vejam o ditador da Nicarágua, Daniel Ortega e 78 anos. Ou o ditador venezuelano, lutando com o sobre-peso aos 61 anos, porém sem largar a batuta, infernizando oponentes com o poder estatal e judiciário comprado.
Enfim, deve ser absolutamente maravilhoso. Poucos chegam lá, demora muito atingir e fazem de tudo para se manterem nos cargos. Até com repressão e associada violência. Mas não arredam o pé.
Fascinante, diria o Sr. Spock...