Hermó

Espaço de reflexão Hermógenes de Castro & Mello

Deutsch Version hermo@hermo.com.br

Artigo nº 952 - 19/04/2018

Cansaço latino-americano

Hoje almocei com adoráveis pessoas da Venezuela. Casal cujo filho por poucas opções em seu país de origem procurou o Brasil como destino.

Todavia, não é mentira, não é para principiantes. Nem para escolados ou experientes. O jovem percebeu como em todo canto nessa vasta América Latina, aqui também vale somente malandragem, a esperteza, a desonestidade.

Nossa "pátria amada" é para os espertos, trambiqueiros e violentos. Sempre venceram por cá.

Assim na Venezuela. Como em El Salvador, na Nicarágua, no México, na Bolívia, Cuba e por aí segue.

Nos une informalmente, como comunidade de países colonizados pelos ibéricos e lusitanos, ser primeiramente violentos, desconfiados à paranóia e trapaceiros. Por origem até anterior aos colonizadores, pois as tribos por aqui não eram da paz e do amor entre si.

Pelo contrário.

E mais: nosso eterno estar muito atrás daquilo se denomina desenvolvidos.

Somos simplórios extrativistas, mineradores de produtos básicos e agricultores. Tecnologia não faz parte, desenvolvimento e pesquisa somente no agronegócio de milhões. De resto ignoramos, pouco fazemos.

E com isso, assim o discurso dessas pessoas, aliado ao de muitos por aqui é, simplesmente, ir embora. EUA, Ásia desenvolvida, Europa.

Cansaram da insegurança, da inflação, da falta de oportunidades e principal, sobre tudo: cansaram coletivamente dos espertalhões.

Que se traduz em algo simples: políticos.

Não engolem mais os Maduros, os Temers, os Lulas, os Malufs e Alckmins, os Aécios e Macris, os Ortegas, os Castros e demais.

Ilusão boba seriam criaturas corretas, estadistas de estofo. As promessas de revoluções e benefícios nunca se realizaram. Socialismo o muerte!, ficaram os dois, juntos, não é alternativa. Os assaltos continuam, a corrupção nem interrompeu, o banditismo não é mais notícia.

Até a ingênua ilusão militares resolveriam, hã, basta ver o Rio, já engavetaram o discurso.

Intervenção militar já ! Já era...

Enfim, querem ir embora daqui. Simples.

Cansamos dessas figuras e suas promessas, que só cumprem em parte para os amigos e próximos. Ao povo , o discurso inútil.

Comentários

(envie um comentário)

Seja o primeiro a comentar este artigo.