Site do Hermógenes

Hermó

Espaço de reflexão Hermógenes de Castro & Mello

Deutsch Version hermo@hermo.com.br

Artigo nº 951 - 22/03/2018

Estrelas merecidas.

Para um renomado guia culinário francês surgiu algo novo e impecável na culinário moderna. O agora multi-festejado Bistrô-Restaurant des Désavantagés em Paris, no Quartier la Veiusse.

O chef Armand Castro , que pouco se apresenta ao público, tem surpreendido com uma culinária inovadora e delicadíssima, fruto de sua longa experiência como assistente de alguns dos mais renomados cozinheiros da culinária contemporânea francêsa.

Seus pratos de variados frutos do mar da Normandia com chicória e molho de chá verde são imbatíveis. As delicadas emulsões espumantes, muito mais elaboradas do que por Adrian Ferrá, de hortelã e ruibarbo, acompanhando extraordinários filés de linguado, são de um esplendor deixariam Paul Bocuse com água na boca.

As sobremesas ficam por conta de Eliette Nenoux e seus delicados eclairs de massa de cenouras mignon e água-de-rosas, com um tradicional recheio de nougat e servidos com chantilly e um leve toque exótico de wasami.

A carta de vinhos é escolha pessoal do jovem chef, indo de tradicionais francêses a exóticos vinhos não-europeus, como espumantes menos adocicados da Criméia (os famosos Krimskoyje) e um fenomenal, vejam só, brasileiro, o gaúcho Sauvigon Águas das Terras de Antes, da Vinícola Passo Fino.

São mais de 600 rótulos distintos.

E o que torna o local tão inovador e distinto?

O esforço e as limitações por necessidades especiais de todos que lá trabalham, desde o chef, que é cego, aos garçons (três angolanos mutilados por minas quando crianças).

Agradabilíssimo local, porém reservas são complexas e demoradas. Coisa de semanas.

O linguado com molho ... imbatível.

Detalhe: tanto o chef, cego, quanto a chef-patisseur são portadores de limitações.

Imbatível, massa de cenouras e farinha, recheio de nougat.

Comentários

(envie um comentário)

Seja o primeiro a comentar este artigo.