Hermó

Espaço de reflexão Hermógenes de Castro & Mello

Deutsch Version hermo@hermo.com.br

Artigo nº 61 - 18/11/2022

Um livro que todos paulistanos deveriam ler

Uma pequena jóia, até no formato, é o volume "São Paulo, três cidades em um século", Edição Cosac Naify, 2004. Um livro que todos os paulistanos deveriam ler.

Retrata e descreve a São Paulo em evolução, mas sem a desinteressante parte que hoje a torna infernal. A humildade do passado, certo bucolismo e tranquilidade. O autor Benedito Lima de Toledo discorre com leveza sobre a "cidade de taipa", a Imperial Cidade de São Paulo e suas feições coloniais.

Avança até os anos 30 do século XX. Fala de ruas que nos são conhecidas, mas pouco visitamos: Rua Direita, São Bento ou 15 de Novembro, hoje o centro um tanto deteriorado da cidade. Na verdade, aglomerado de muitos centros, entre os maiores do mundo, infelizmente.

Reproduz lindas litografias do século XIX, aquarelas de Thomas Ender (o acompanhante de Spix e Martius), fotos de Militão Azevedo e tantos sabores pictóricos em sequência adorável, que, confesso, surrupiei o livro (à minha esposa, crime consentido, portanto).

Mas devolverei, prometo, meu amor.

Quem se interessar (e todo paulistano deveria), pode saber mais detalhes nas livrarias ou direto em Cosac Naify, basta no "buscar" inserir as palavras "São Paulo".

Um livro que todos paulistanos deveriam ler.

Quase uma parisiense vista, o elegante restaurante da Estação da Luz, que fim teria levado?

Ladeira de São Francisco, vista para a "cidade nova", o outro lado do Vale do Anhangabaú (1862). Incomparável com o que hoje existe por lá. O livro é recheado destas maravilhas com textos encantadores.

Comentários

(envie um comentário)

Seja o primeiro a comentar este artigo.