Hermó

Espaço de reflexão Hermógenes de Castro & Mello

Deutsch Version hermo@hermo.com.br

Artigo nº 5 - 12/07/2008

Joshua Slocum

O talvez mais importante circunavegador da História é o gringo com este nome esdrúxulo, do título acima. Passou pelo Brasil, por isto a curiosidade minha. Sujeito simples, sabia fazer barcos.

Teve algum abacaxi por aqui, afinal são originários desta terra, como problema ou fruta. Se mandou, parece que deu ao barco o nome de Liberdade, para comerar o 15 de novembro e o adeus ao imperador brasileiro.

De volta ao gelado norte dos EUA, não quietou e transformou uma velha pequena baleeira em seu habitat por, acho, dois anos, nos quais deu a volta ao mundo.

Por que importante? Foi a primeira circunavegação "em solitário", como dizem os navegadores. Por volta de 1900, um feito e tanto. Sem GPS, sem cartas mais precisas, bússola que ele próprio pouco confiava, barco de madeira fazendo eterna água, sem previsão de tempo, marés, etc.

Um ato de coragem, da boa.

Joshua Slocum e seu Spray, este o nome do barco, foram os precursores desta epopéia, a que muitos se aventuram. Poucos brasileiros entre eles, somos cuidadosos com este tipo de coisa.

Mas admirável, sempre. De qualquer forma a melhor parte da história de Slocum é um detalhe que pode deixar a todos mais admirados ainda:

O primeiro navegador em solitário na volta ao mundo, não sabia nadar.

Somos assim, até estes navegadores en solo.

Joshua Slocum, primeiro circunavegador em solitário.

O Spray, o veleiro de Slocum em rara foto.

Comentários

(envie um comentário)

Seja o primeiro a comentar este artigo.